OFF:

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
Clique aqui para baixar o navegador Brave e remover os anuncios!
  • Autor
  • Foto de perfil de alan sambista 18 anos de oscar da gaga
    alan sambista 18 anos de oscar da gaga

Brokeback Mountain é um longa-metragem norte-americano de 2005, dirigido por Ang Lee. Estrelado por Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Michelle Williams e Anna Faris, o drama retrata o complexo envolvimento romântico e

sexual de dois caubóis do Oeste dos Estados Unidos, entre os anos de 1963 e 1981.

O longa foi dirigido pelo taiwanês Ang Lee a partir de um roteiro escrito por Diana Ossana e Larry McMurtry no final da década de 1990, adaptado do conto homônimo de Annie Proulx. Estreou em 9 de dezembro de 2005 nos Estados Unidos, em 3 de fevereiro de 2006 no Brasil e em 9 de fevereiro de 2006 em Portugal.

Brokeback Mountain narra a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger), dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam em 1963, enquanto trabalham juntos em um serviço de pastoreamento de ovelhas na fictícia montanha de Brokeback, no Wyoming. O filme documenta o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico que eles passam a ter no curso de dezoito anos.

O choque de ter um filme com dois homens se beijando e tendo o sexo nos cinemas parecia ter atingido a coragem de muitos espectadores. Alguns foram muito positivos, saudando o filme como um novo passo em filmes mainstream por mostrar um relacionamento gay, outros foram negativos, criticando o filme, mesmo às vezes condenando o que foi mostrado em a tela.

Brokeback Mountain se tornou um dos filmes mais controversos do ano. Confrontando o público mainstream de maneiras novas, dois atores masculinos heterossexuais não só vão apenas se beijar na tela grande, eles vão ser vistos fazendo amor. Este foi o primeiro de um filme que foi um grande lançamento com grandes estrelas de bilheteria no sentido que o público estaria vendo homens gays como personagens principais em vez do clichê como parceiros, figuras cômicas, como as vítimas da AIDS, ou vilões assassinos. Eles estariam vendo duas pessoas, especificamente dois homens, e se apaixonar da mesma maneira que os homens e as mulheres fazem na tela todos os dias.

Brokeback Mountain apresenta dois atores conhecidos que são héteros na vida real: Jake Gyllenhaal e Heath Ledger. Gyllenhaal interpreta Jack Twist, um homem falador e otimista, que se apaixona por Ennis Del Mar, interpretado por Ledger, enquanto eles tomam conta de um rebanho de ovelhas em Brokeback Mountain, no entanto, Ennis tem medo de sua sexualidade. O isolamento do mundo real permite que eles continuem apaixonados. Depois que o trabalho termina, eles seguem caminhos separados; cada um deles se casa e acabam tendo filhospais.

Mas quatro anos depois de deixarem Brokeback Mountain, Jack escreve a Ennis uma carta para se encontrarem novamente. A esposa de Ennis, Alma, interpretada por Michelle Williams, torna-se uma pessoa inconsciente após testemunhar um beijo não tão discreto entre os dois homens. Eles decidem voltar para Brokeback Mountain para reacender o romance, onde Jack diz a Ennis que ele quer tem um relacionamento normal com Ennis, mas Ennis se recusa depois que ele revela como, quando criança, ele viu como um homem foi brutalmente assassinado por viver com outro homem, e como o brutal ato pode ter sido perpetrado por seu próprio pai. Eles continuam o caso em segredo para quase vinte anos, causando conflitos em suas respectivas famílias, incluindo esposas e crianças.

Um dia, Ennis recebe um cartão postal que diz que Jack está morto, então ele liga para esposa de Jack para descobrir o que tinha acontecido. Como ela explica como sua morte foi resultado de um acidente envolvendo uma explosão de um pneu, na mente de Ennis, Jack é morto por um grupo de crianças por causa de sua sexualidade, permitindo que sua imaginação alimentasse seu próprio medo e sentimentos.

No meio de uma noite de outono de 1997, Diana Ossana deu de cara com em um conto de ficção de Annie Proulx no The New Yorker. A história afetou profundamente Ossana. Ela leu novamente na manhã seguinte e depois pediu a seu parceiro de escrita, Larry McMurtry, para lê-lo também. McMurtry não foi intimidado. Ele nunca foi capaz de escrever uma ficção curta, e por isso não tinha muito interesse em lê-lo.

“Demorou cinco minutos para convencê-lo de que ele precisava ler essa história”, disse Ossana ao The Huffington Post. Mas finalmente, McMurtry subiu e sentou-se com ela. Vinte minutos ou mais depois, ele calmamente voltou a ler.

“Eu sabia antes mesmo de estar no meio do caminho que era uma obra-prima”, disse McMurtry. “De vez em quando você lê algo que você tanto deseja ter escrito, e eu me senti assim sobre 'Brokeback'.”

A dupla quase imediatamente decidiu que queriam escrever um roteiro baseado na história, então enviaram o que Ossana chamou de “carta de fã” para Proulx expressando seu desejo de fazê-lo. Eles receberam uma resposta aproximadamente uma semana depois. Proulx disse que não viu como a história poderia se tornar um longa-metragem, mas ela deu sua bênção de qualquer maneira.

O processo de transformar a história em roteiro não foi tão difícil. O esqueleto do filme estava lá, mas Ossana e McMurtry esperavam preencher as vidas domésticas de Ennis e Jack, particularmente suas relações com suas esposas, Alma e Lureen.

“Eu tive perguntas lendo a história”, disse Ossana. “Eu me perguntava como as esposas realmente se sentem. Eu me perguntei qual efeito isso teve sobre as crianças. Eu me pergunto como o resto da família, como isso atrapalhou todo mundo. Esse tipo de homofobia não era apenas de dois homens. Isso teve um efeito cascata, e foi interessante tentar resolver isso ”.

O roteiro resultante foi aplaudido nos círculos da indústria, mas fazer a obra se mostrou muito mais problemática do que escrevê-la. Gus Van Sant supostamente expressou interesse em fazer o filme. Jake Gyllenhaal disse que se encontrou com um diretor diferente de Ang Lee sobre o projeto anos antes de Lee estar envolvido. Mas nada ficou preso.

“Desde o primeiro dia, quando decidimos fazer o roteiro, não foi um processo fácil. Foi desafiador, difícil e meio implacável”, disse Ossana.

James Schamus, o co-fundador da produtora Good Machine, que mais tarde se tornou parte da Focus Features, acabou escolhendo a opção para o filme em 2001. “Antes era o que era, era uma proposta bastante arriscada”, disse Schamus. disse ao HuffPost. “Honestamente, foi um pouco chacota. Você sabe, o filme de cowboy gay.”

Ossana pediu a Schamus para mostrar o roteiro a Ang Lee, com quem ele trabalhou em “Crouching Tiger, Hidden Dragon”. Schamus e Lee gostaram da idéia - Lee disse ao HuffPost que ele chorou quando leu o conto pela primeira vez - mas os dois decidiram fazer “Hulk”, que Lee dirigiu e Schamus ajudou a escrever e produzir.

O longo processo de produção, venda e promoção de “Hulk” - e “Crouching Tiger” - esgotou Lee. Tanto que ele pensou em aposentadoria. “Ele meio que desistiu francamente”, lembrou Schamus. Mas Lee não queria que “Hulk”, um filme sobre raiva, fosse seu último filme. Sua mente voltou para “Brokeback Mountain”.

“Eu pensava que alguém já tinha feito o filme”, disse ele. “Então um dia eu estava perguntando a James [Schamus],” Como foi esse filme? “E ele disse:” Não, ainda não foi feito. “Então eu disse:” Huh … “

Estava na hora. River Road e Focus Features, e Lee assinou também. Uma vez que o filme estava sendo desenvolvido, Lee tomou decisões de lançamento rapidamente, de acordo com o diretor de elenco Avy Kaufman. Mas uma das maiores preocupações era sempre encontrar alguém para interpretar o personagem estoico de Ennis. Os atores se comprometeriam, depois decidem contra um mês ou dois depois.

Em algum momento de 2003, Ossana e McMurtry decidiram que queriam que Heath Ledger fizesse o papel. A filha de Ossana, Sara, sugeriu o ator australiano para sua mãe, e então os dois tiveram uma maratona de filmes de fim de semana. “Ficou claro para mim, a partir de“ 10 coisas que eu odeio sobre você”, que este era um jovem que estava acima e além de seu material”, disse Ossana. “Havia algo por trás de seus olhos que era muito intenso”.

Ossana e McMurtry, que se tornaram produtora e produtor executivo do filme, respectivamente, agora dizem que sugeriram Ledger para o estúdio, mas que as pessoas não foram imediatamente convencidas. “O estúdio sentiu que ele não era macho o suficiente”, disse Ossana. “Os estúdios são estranhos”, acrescentou McMurtry.

Kaufman, o diretor de elenco, teve problemas para conseguir o roteiro de Ledger, mas Ossana conhecia alguém que trabalhava com o ator em “The Brothers Grimm”, e ela pediu ao amigo que mostrasse algumas cenas para ele. Ledger, por sua vez, pediu mais informações sobre o roteiro, mas, a essa altura, outro ator já havia sido escolhido para o papel.

“Eu disse [para Ledger], “Sabe, outra pessoa se comprometeu mas, por favor, não se desespere. Eu tenho um forte sentimento de que esse ator também vai desistir”, disse Ossana. “Com certeza, no início de dezembro, recebemos um telefonema do estúdio e ele havia desistido.”

Ledger adorou o roteiro, mesmo contando a Ossana que sua namorada na época, a atriz Naomi Watts, pulava na cama implorando para que ele fizesse o filme. Mas Lee realmente se encontrou com Gyllenhaal primeiro.

“Ele [Gyllenhaal] não era bem parecido com [o personagem] o conto descrito, mas eu achei que ele era um grande líder romântico”, disse Lee. No dia em que Lee finalmente viu Gyllenhaal e Ledger na mesma sala, ele sabia que havia encontrado seus líderes.

“Quando os vi juntos, não havia dúvidas e decidi imediatamente. Eles pareciam ótimos juntos ”, disse Lee. “O contraste - eles eram uma combinação perfeita. Um ótimo par.

Lee entrevistou 20 ou 30 mulheres para as partes de cada uma de suas esposas, Alma e Lureen. Na época, Michelle Williams ainda estava lutando para ser conhecida como outra pessoa que Jen Lindley de “Dawson's Creek”. Ela foi uma das atrizes, se não a primeira, a fazer um teste para o papel de Alma, a esposa de Ennis, que descobre seu caso de amor gay. Ela empurrou sua criação Montana em seu encontro com Lee. Ela não precisava.

“Ela entrou eu fiquei tipo “sim” antes mesmo de ler”, disse ele.

Anne Hathaway tinha sido originalmente solicitada a fazer um teste para o que se tornaria parte de Williams, mas ela se sentiu atraída em outro lugar. “Eu me lembro de pensar: 'Alma não sou eu- eu sou Lureen'”, disse ela à revista Out no começo deste ano.

Hathaway estava filmando “Princess Diaries 2” na época e teve que fazer um teste durante a pausa para o almoço com maquiagem completa e o que ela chamou de “cabelo grande princesa”. Lee disse que pediu desculpas por sua aparência, mas Hathaway se lembra de se sentir confiante, calmo e focado. “Eu sabia o que queria”, disse ela mais tarde.

“Ela não era a escolha óbvia naquele momento, mas quando ela leu foi um negócio feito”, disse Lee.

Os quatro líderes - Ledger, Gyllenhaal, Williams e Hathaway - estavam com seus vinte e poucos anos. Mas eles mostraram uma maturidade bem além de seus anos. “Eles eram tão jovens e assustadoramente bons. Realmente me assustou como eles eram bons”, disse Lee.

Os cineastas analisaram o filme em Wyoming, onde o conto se baseava, mas rapidamente decidiram que o cenário não funcionaria. Eles também olharam para Montana, mas isso também não estava certo. Eventualmente, eles se estabeleceram na área em torno de Calgary, na província canadense de Alberta. Isso apresentou seu próprio conjunto de desafios.

“Oh, as ovelhas. Essa foi a coisa mais difícil ”, disse Lee. O diretor tinha ouvido falar que as ovelhas bebiam da água corrente e passou muito tempo tentando tirar uma foto. Eles não, e ele não podia. Ovelhas preferem beber de água parada, ele descobriu. “Eu não sei! Eu não sou um vaqueiro”, Lee riu.

As autoridades de vida selvagem de Alberta também não permitiriam que a tripulação trouxesse suas centenas de ovelhas domésticas em altas passagens alpinas, onde poderia haver grandes ovelhas com chifres ou ovelhas montesas, já que as ovelhas domésticas podem abrigar uma doença brônquica que não os machuca, mas pode matar animais selvagens, de acordo com Scott Ferguson, um co-produtor do filme. Isso foi um problema, visto que o filme era em grande parte sobre dois homens cuidando de ovelhas.

Eventualmente, as autoridades da vida selvagem permitiram que a tripulação atirasse em uma montanha, a quilômetros de distância uma da outra, e só então contavam e conduziam as ovelhas todos os dias e permitiam que as autoridades escolhessem um biólogo para garantir que a tripulação seguido protocolo.

O filme tinha um orçamento pequeno - “bem abaixo de US$ 15 milhões”, segundo Schamus -, mas os envolvidos na criação se lembram de um raro sentimento de camaradagem no set. Para isso, Schamus credita Michael Hausman, um produtor executivo no filme que Schamus e Lee carinhosamente chamam de “Ang Wrangler”.

“O que Mike conseguiu fazer foi criar um ambiente no qual se sentisse como um acampamento de verão… misturado com o treinamento de sobrevivência”, disse Schamus. Hausman tinha muito mais experiência no deserto do que muitos outros envolvidos no filme. Ele tinha seu próprio rancho e um amigo que tinha pastoreado ovelhas em Wyoming na década de 1960, a hora e o local do conto. “Hausman é realmente o padrinho do ambiente que fomos capazes de ajudar a criar nesta montanha”, disse Schamus.

Hausman alugou Airstreams para Lee e as estrelas do filme, e o elenco se aproximou. “Nós nos sentamos ao redor de lareiras e fizemos cachorros-quentes e pescamos no riacho”, lembrou Hausman. “De manhã, as pessoas saiam com ovos e outras pessoas saiam com café e sentavam-se.” Gyllenhaal trouxe seu cachorro. Ledger e Williams começaram a se apaixonar.

“É por isso que todos nós ainda estamos próximos - não apenas ligados pelo sucesso do filme, mas ligados pela experiência”, disse Gyllenhaal à revista Out. “Foi uma época muito especial e especial.”

“Eu estava mergulhado antes daquele filme e, embora a história seja trágica, é cheia de amor. Todo mundo sentiu isso”, disse Lee. “Esse filme me alimentou de volta ao cinema.”

A tripulação foi levada com o filme também. Dentro de uma semana, dois membros chegaram a Ossana e confessaram a ela que eram gays - um deles ainda estava fechado. Gyllenhaal se lembra de vários membros da equipe chorando depois que ele filmou a cena em que Jack diz a Ennis: “Eu queria saber como te deixar”.

Gyllenhaal e Ledger eram amigos antes do filme, mas atores muito diferentes. Gyllenhaal foi improvisação; Ledger metódico e meticuloso. “[A improvisação de Gyllenhaal] incomodava Ledger às vezes porque ele estava bem preparado, então às vezes isso poderia estragá-lo um pouco”, Lee admitiu.

Mas na maioria das vezes, eles eram bons e profissionais. Isso nunca foi mais claro do que durante as 13 tomadas necessárias para levar a cena do sexo aos padrões de Lee. “Estou feliz que a 13ª edição foi a melhor, que eu não precisei torturá-las mais”, Lee riu.

No set, Hathaway era “Lureen-like”, como Ossana descreveu. “Bem humorada e meio espertinha, mas realmente adorável.” Williams estava mais quieta, mais como Ledger, por quem ela estava se apaixonando tanto na tela quanto fora dela. Os dois acabariam tendo um filho antes da trágica morte de Ledger no início de 2008.

Assim como as filmagens começaram, Williams torceu o joelho durante uma cena em que ela está andando de trenó com Ledger. Ele já estava apaixonado e insistiu em ir ao hospital com ela. A lesão de Williams alterou várias cenas do filme, que, segundo Hausman, explica por que ela ficou parada durante boa parte do filme - sentada na mesa da sala de jantar ou em pé na cozinha.

Ledger sofreu sua própria lesão durante uma cena em que Ennis surta e corre para um beco e soca uma parede depois de deixar Jack. Hathaway disse a Out que achava que o soco foi improvisado - “Todo mundo estava pirando porque era um verdadeiro muro”, ela disse -, mas Lee insiste que foi planejado e que o muro estava acolchoado.

No entanto, ele sangrou.

“Ele bateu muito forte e achei que a nuvem poderia ser um pouco melhor; a erva daninha caindo poderia ser mais precisa; o cowboy extra que olhou para ele, repreendendo-o, foi um pouco exagerado, e isso e aquilo”, disse Lee. “Michael [Hausman] apenas olhou para mim e disse:” Isso é besteira. O cara está sangrando.

“Então eu virei para Heath … Eu olhei e disse: 'Hey, vamos lá, vamos'. Então fizemos outra e foi perfeita - uma das melhores fotos, um dos meus shots favoritos da minha carreira. Tudo perfeito. Bonita. Doeu o coração. É claro, ele sangrou mais quando ele bateu com mais força. O momento estava certo.

“Mais tarde, eu disse a Mike: 'Olhe, bons atores, eles gostam disso. Eles não querem que você seja legal. Eles querem que você tire o melhor [desempenho] possível deles”, disse Lee. “Ele é esse tipo de ator.”

Ossana lembra de Ledger como muito animado e aberto durante a realização do filme, exceto por uma cena, quando Ennis visita a casa dos pais de Jack após sua morte e encontra sua camisa pendurada dentro de Jack no armário.

“Aquele que ele era completamente interno, e isso o afetou profundamente”, disse Ossana.

“Ele estava muito quieto”, disse Roberta Maxwell, a atriz que interpretou a mãe de Jack. “Foi o último dia, a última cena de uma filmagem muito longa e difícil, muito difícil.”

“Nós conversamos sobre isso e eu disse. “Você sabe, quando você encontra essas camisas, o que afeta você tão fortemente é que você percebe o quanto esse homem amava você”, disse Ossana. “Quando você descobre que ele está morto, sinaliza para você o quanto você realmente o amava. O amor é tão vasto. Quando você encontra essas camisetas, descobre o que perdeu. ”

A visita de Ennis aos pais de Jack foi uma das cenas favoritas de Lee - “É sobre a repressão, o que está faltando, tudo o que eles retêm”, disse ele à revista Out. Peter McRobbie, que interpretou o pai calado e irritado de Jack, John, lembra distintamente o tom da voz de Ledger. O ator não estava familiarizado com o trabalho de Ledger e não esperava uma performance tão poderosa de um homem tão jovem.

“Eu nunca vou esquecer de ouvir essa voz pela primeira vez”, disse ele. “Era tão… você poderia chamar isso de choque da realidade porque era tão real e tão presente.” “Ouvir essa voz meio que me fez alcançar uma realidade em meu personagem que eu poderia não ter encontrado o contrário”, acrescentou.

No dia em que a equipe estava filmando a cena final do filme, quando Ennis abriu seu armário e olhou para as camisas e uma foto de Brokeback Mountain, Ledger foi até Ossana e agarrou seus ombros por trás. Ele disse que eles decidiram fazer uma ligeira alteração no filme.

“Eu não conseguia imaginar o que ele estava falando”, disse ela. Quando eles filmaram o primeiro take, ela viu imediatamente. As duas camisas foram invertidas. Quando Ennis encontrou as camisas, a dele estava dentro de Jack. Agora, a camisa de Jack estava dentro dele.

“Para mim, isso foi apenas inteligente, uma coisa inteligente”, disse ela.

“Tinha toda a força do filme por trás disso. Foi muito, muito poderoso - concordou McMurtry.

Brokeback Mountain foi o estopim de uma grande polêmica midiática nos Estados Unidos quando foi banido, um dia antes de sua estreia, da rede de cinemas de Larry H. Miller, integrante da igreja mórmon e dono do time de basquete Utah Jazz.

Aproximadamente um ano após a controvérsia, quando o ex-jogador da NBA John Amaechi se declarou homossexual, Miller se desculpou por ter banido o filme de sua rede de cinemas dizendo que agiu de maneira estúpida. No entanto, afirmou que não sabe como reagiria se um dos jogadores de seu time fosse homossexual.

No dia 13 de março de 2007, a família de Jessica Turner, uma garota de 12 anos de idade, processou a Secretaria de Educação de Chicago em mais de quatrocentos mil dólares por causa da exibição de Brokeback Mountain à classe de Turner por uma professora substituta.

Na República Popular da China, o filme não teve sua exibição garantida pelo governo. As razões dadas foram que o público seria pequeno, o que não justificaria o lançamento comercial. De acordo com a mídia internacional, o governo não permitiu o lançamento do filme porque ainda é hostil quanto à homossexualidade. Apesar disto, a mídia local elogiou o diretor do filme, Ang Lee (nascido na Ilha de Taiwan, atual República da China), que se tornou o primeiro diretor de cinema chinês a receber um Oscar. Cópias piratas de DVD foram distribuídas no país. Foi exibido na Taiwan nativa de Lee e estreou em Hong Kong em 23 de fevereiro de 2006.

No Oriente Médio, o filme transformou-se em questão política. A homossexualidade ainda é crime na maior parte das nações daquela região (sendo punida com pena de morte na Arábia Saudita e no Irã com frequência, e com menor comando expresso de execução do governo central embora ainda assim presente no Afeganistão, no Iraque e nos Emirados Árabes Unidos), ou ao menos tabu nas poucas onde não é ilegal – a presença da religião nestas sociedades se faz muito mais forte e presente, e é usada como instrumento de pressão a grupos que a sociedade vê como desleais, antissociais, blasfêmicos ou obscenos, e o laicismo e os direitos humanos ainda estão distantes dos padrões da maioria dos países ocidentais, incluso latino-americanos. Foi oficialmente banido pelo governo dos Emirados Árabes Unidos. No Líbano, país que até três décadas antes da estreia do filme tinha maioria cristã, e um dos únicos países desta região onde o trabalho de Lee pode ser exibido, algumas cenas foram censuradas. Na Turquia, o filme foi exibido, mas foi proibido para menores de dezoito anos de idade pelo governo. Em Israel, onde existem leis que protegem os homossexuais contra a discriminação verbal, foi apresentada a versão completa original.

Em dezembro de 2008, o canal de televisão pública generalista italiano Rai Due exibiu o filme, com corte de três cenas básicas para a compreensão do mesmo. São elas: a cena em que Jack e Enis fazem sexo anal no acampamento, num impulso repentino, a cena em que Jack e Enis assumem o amor que sentem um pelo outro e, dão o primeiro beijo e depois se enchem mutuamente de carinho, ainda no acampamento e, por fim, a cena em que os dois se beijam de fronte da casa de Enis e, são vistos por Alma, esposa de Enis. A estação foi alvo de imensas queixas por homofobia e discriminação. O argumento dado foi o de, por ser ter sido exibido durante a tarde, não ferir a susceptibilidade de espectadores mais jovens. Porém, o diretor da estação Claudio Petruccioli, exibiu um pedido público de desculpas, anunciando exibir o filme completo cerca de três meses depois, sem cortes, mas a um horário tardio, 23h e 45m, com círculo vermelho no canto superior direito do ecrã, para ser mais dificilmente visto por espectadores mais novos.

Nas Bahamas, Brokeback Mountain foi proibido em decisão feita pelo Escritório de Controle do país, que justificou o ato por que o filme contém “cenas extremas de homossexualidade, pessoas nuas, vulgaridades que não podem trazer nenhum valor positivo ao público das Bahamas”. Imediatamente surgiram protestos de grupos homossexuais no país caribenho.

Pessoas envolvidas no filme que estavam frustradas com a forma como o filme foi interpretado pelo público. Ambos Schamus e Ossana disseram que era importante considerar uma história sobre a homofobia em primeiro lugar, em vez de uma história de amor universal. “As pessoas podem discutir se são bissexuais. Quem se importa? - perguntou Ossana. “Estes são dois homens que se apaixonaram um pelo outro.”

Proulx, que escreveu o conto original, ficou particularmente irritada depois que o filme saiu, dizendo à The Paris Review anos depois que ela desejava nunca ter escrito a história por causa de como as pessoas queriam vê-la, especialmente homens. “Eles não podem entender que a história não é sobre Jack e Ennis”, disse ela. “É sobre a homofobia; é sobre uma situação social; é sobre um lugar e uma mentalidade e moralidade específicas. Eles simplesmente não entendem.

Mas o efeito do filme foi inegável. Maxwell se lembra de ter consolado um homem chorando que ela não conhecia quando assistiu ao filme pela primeira vez. McRobbie recebeu cartas de fãs de todo o mundo dizendo o quão profundamente o filme os afetou.

“Eu acho que o filme significou muito para muita gente e certamente para mim”, disse Lee. “Estou feliz que as pessoas ainda estejam pensando nisso 10 anos depois.”

O panorama social mudou imensamente na década desde então. Os americanos aceitaram mais a comunidade LGBT. A Suprema Corte determinou em junho que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal sob a Constituição. Se “Brokeback Mountain”, um filme sobre dois cowboys gays, desempenhou algum papel nessa mudança realmente depende de quem você pergunta.

“Brokeback Mountain” resiste como o grande injustiçado da era moderna do Oscar. Sua vitória como melhor filme era dada como certa, mas “Crash – no Limite”acabou sagrado vencedor. Uma surpresa desta natureza não costuma acontecer na principal categoria do Oscar, o que suscitou boatos de que a academia cedera a impulsos de preconceito.

“Bem, eu vou lhe fazer uma pergunta”, disse Maxwell, ela mesma uma mulher gay. “Alguém está 10 anos depois fazendo um artigo sobre 'Crash'?”

Mark Wahlberg (escalado como Ennis)

Conhecido por papéis machões em comédias e filmes de ação, não é exatamente uma surpresa que Wahlberg não queira interpretar um personagem gay – segundo ele próprio, aceitar esse tipo de papel “não combinaria com a sua imagem”. Ele inclusive recusou o roteiro de O Segredo de Brokeback Mountain quando ele chegou a sua mesa – sorte a nossa, que ficamos com Jake Gyllenhaal e Heath Ledger nos papéis principais.

Joaquin Phoenix (escalado como Jack)

Gus Van Sant tentou adaptar a história de Brokeback Mountain como um filme, na esperança de ter Joaquin Phoenix como Jack, mas isso nunca se concretizou.

Matt Damon (escalado como Ennis)

Gus Van Sant também queria Matt Damon em sua adaptação do filme como Ennis Del Mar. Essa versão nunca foi feita.

Damon, que já trabalhou com Van Sant em Good Will Hunting, disse ao diretor: “Gus, eu fiz um filme gay (The Talented Mr. Ripley), depois um filme de cowboy (All the Pretty Horses). Eu não posso fazer outro filme gay como cowboy

Leonardo DiCaprio (escalado como Jack)

O diretor Gus Van Sant também revelou à Indie Wire que Leonardo DiCaprio rejeitou fazer O Segredo de Brokeback Mountain com Brad Pitt.

Brad Pitt (escalado como Ennis)

Brad Pitt rejeitou fazer O Segredo de Brokeback Mountain com DiCaprio, disse Gus Van Sant.

Marc Foster, Joel Schumacher e Gus Van Sant estiveram cotados para dirigir Brokeback Mountain.

O pôster do filme foi inspirado no de Titanic, após o produtor James Schamus ter pesquisado os postêres dos cinquenta filmes que considera os “mais românticos de todos os tempos”.

Image result for brokeback mountain kiss gif

Heath Ledger quase quebrou o nariz de Jake Gyllenhaal ao realizar uma cena de beijo entre eles.

'Brokeback Mountain' é aclamado. O filme possui 87% de críticas positivas no site Rotten Tomatoes, onde o consenso crítico se referiu ao filme como “uma bela e épica história de amor de faroeste, Brokeback Mountain está imbuído de uma universalidade desoladora graças às atuações emocionantes de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal.”

“Brokeback Mountain é uma obra-prima americana.” — Observer

“O imperdível e inesquecível Brokeback Mountain de Ang Lee te atinge como um tiro no coração. É um filme marcante e um triunfo para Heath Ledger e Jake Gyllenhaal.” — Rolling Stone

“Brokeback Mountain é uma coisa rara, um grande holocausto de Hollywood com uma bela dor no centro. É um western moderno que se transforma em uma história de amor discretamente revolucionária.” — Entertainment Weekly

“O filme de Ang Lee não é apenas um belo e lindo western (no primeiro ato), mas uma história de amor épica e intimista na tradição clássica de Hollywood.” — RogerEbert.com

“Este ostensivo gay ocidental é marcado por um elevado grau de sensibilidade e tato, bem como um excelente desempenho de Heath Ledger.” — Variety

“Os belos detalhes do Ocidente são tão precisos quanto se poderia esperar de uma peça de McMurtry, e a destreza de Lee com o excelente elenco está em plena exibição, particularmente nas performances corajosas e emocionantes de Ledger e Gyllenhaal.” — Hollywood Reporter

“Não há nem timidez nem importância em Brokeback Mountain - apenas observação próxima e compassiva, performances profundamente comprometidas, um sentimento profundo de vidas ocidentais difíceis. Poucos filmes captaram de forma tão aguda a desolação da paixão frustrada e reprimida.” — Newsweek

“A verdadeira revelação aqui é Heath Ledger como o Ennis machucado e às vezes brutal. Seu segredo torturado é a tragédia e o êxtase desse filme poderoso e comovente, um estudo inteligente de relacionamentos que poderiam, mas não podem e nunca serão.” — Empire

“Brokeback Mountain foi descrito como “um filme de cowboy gay”, que é uma simplificação cruel. É a história de um tempo e lugar onde dois homens são forçados a negar a única grande paixão que alguém jamais sentirá. Sua tragédia é universal.” — Chicago Sun Times

“Rene Rodriguez Este quadro comovente, sábio e sutil - que, sim, é o melhor filme do ano - deve ser abordado com expectativas humildes. A abordagem de Lee a esse delicado material é impregnada de melancolia, metáforas e pequenos toques reveladores que favorecem a sutileza sobre os pontos de exclamação e a simplicidade grosseira da grandiloqüência.” — Miami Herald

“Brokeback Mountain aspira a uma varredura épica e consegue, embora com singular intimidade e graça.” — Wall Street Journal

No Metacritic, 'Brokeback' acumula 87 pontos de 41 críticas sendo 37 positivas e 4 mistas. O filme possui aclamação universal com dezessete notas 100/100.

Foto de perfil de alan sambista 18 anos de oscar da gaga

'Brokeback Mountain' acumula mais de 141 prêmios e 128 indicações. Incluindo 8 indicações ao Oscar e 3 vitórias. O filme venceu o Golden Lion de Melhor Filme no Venice Film Festival 2005, onde foi lançado.

Brokeback Mountain: Original Soundtrack é o álbum contendo a trilha-sonora original do filme O Segredo de Brokeback Mountain (2005). As composições e canções originais foram compostas e produzidas pelo argentino Gustavo Santaolalla e algumas por Willie Nelson, o 'rei do country'. 

O Cine das Putinhas de hoje irá exibir o filme 'Brokeback Mountain' em homenagem aos seus 13 anos. A exibição começa às 00h00, a sala abre às 23h00. O filme será legendado.

A canção 'Million Reasons' da Lady Gaga foi inspirada no filme. A cantora disse em entrevista ao Beats 1 que estava assistindo filmes western para sua preparação ao remake do filme A Star Is Born e se inspirou na história de amor de Jack e Ennis para compor a canção. “É um filme incrível”, disse a Gaga.

Foto de perfil de donpo
    donpo

maior filme da historia

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)

Cadastre-se no pandlr.com para participar deste tópico.
Clique aqui para se cadastrar ou faça login abaixo via rede social:

Logar utilizando uma rede social