• Em junho de 1969, seis noites de protestos em Nova York marcaram o início da revolução gay nos Estados Unidos e no mundo. Pela primeira vez na história a comunidade LGBT era mostrada na grande mídia.

    Rebelião de Stonewall 28 de junho de 1969

    O primeiro ato público em relação aos direitos dos homossexuais no Brasil foi no ano de 1977, quando o advogado João Antônio Mascarenhas, que naquela época morava no Rio de Janeiro, convidou o editor da revista americana Gay Sunshine, para realizar palestras no país.
    História LGBT de SP nos últimos 100 anosHistória LGBT de SP nos últimos 100 anos

    Boate Gay mais antiga de São Paulo

    Segundo Lufe Steffeen publicou no portal UOL de notícias, na década de 50, começaram a surgir os primeiros points gays na cidade de São Paulo. Não eram boates, e sim bares que não se identificavam como LGBT, mas que o público gay passava a frequentar. Assim, bares como o Anjo Azul ficaram como referência dos primeiros points Gays da night Paulista.

    O primeiro grande centro gay em São Paulo viria no 1964. A Galeria Metrópole na Avenida São Luís, e que está de pé até hoje.
    A galera LGBT da época diz que, desde que começaram a construção do prédio, o pessoal Gay já planejava: "Quando esse lugar abrir, vai ser nosso!"


    Mesmo assim, nada de boate gay ainda. Somente no final dos anos 60 a pitoresca Hi-Fi, instalada no andar de cima da lendária loja de discos com o mesmo nome na Augusta, começaria a ser reconhecida como o mais parecido a uma boate Gay. O local era pequeno, muito apertado e sempre cheio de fumaça, com uma pista de baile minúscula onde os homens podiam dançar.
    São Paulo em Hi-Fi é um documentário sobre os áureos tempos da noite gay paulistana

    São Paulo em Hi-Fi é um documentário sobre os áureos tempos da noite gay paulistana

    Hoje locais como Tunnel tem festas com o nome: "Balada gay mais antiga de SP, Tunnel completa 27 anos", em quanto o Nostromondo, também reconhecida como a primeira boate gay da cidade, fechou as portas no 2014 após 43 anos da sua apertura no 1971.

    Foi no Nostromodo onde Silvio Santos mandava buscar acompanhantes transexuais para participar do show de calouros e onde Alexandre Herchcovitch conheceu Márcia Pantera, uma drag queen que descia a rua Augusta de skate, e que passou a ser uma das suas modelos.

    Boate Gay mais antiga no Rio de Janeiro

    No Rio de Janeiro O La Cueva, na praia de Copacabana, é tambem conhecida como a boate gay mais antiga em funcionamento no Brasil.

    O local completou 55 anos em 2019! O dono do local, Eduardo Gonzales, fala da abertura da boate no 1964

    Antigamente era difícil, quando batia a fiscalização, se tivesse só homens na boate, eles mandavam fechar. Ai tínhamos que lutar para reabrir.

    Eduardo Gonzales dono do La Cueva

    Se você procura por boa música em um ambiente exclusivo e boa companhia este é o seu lugar.

    Se você procura por boa música em um ambiente exclusivo e boa companhia este é o seu lugar.

    Considerada uma casa focada na diversidade, o La Cueva é cultuado como uma boate onde o público maduro e seus admiradores se encontram na noite do Rio de Janeiro e seus acompanhantes. O ambiente em estilo caverna é um dos pontos fortes da boate.

    Mais famosa boate gay do Rio, Le Boy fechou as portasMais famosa boate gay do Rio, Le Boy fechou as portas

    O Le Boy, em Copacabana, também e aclamado como o mais antigo templo da night carioca e assim como o Nostromondofechou suas portas a poucos anos. Uma festa celebrada no 4 de Abril de 2016 anunciava o fechamento do local apos 25 anos com um show que durou até o amanhecer. Drag queens e gogoboys se abraçaram ao fim da festa, tiraram selfies no camarim e postaram nas redes sociais.

     


  • Em junho de 1969, seis noites de protestos em Nova York marcaram o início da revolução gay nos Estados Unidos e no mundo. Pela primeira vez na história a comunidade LGBT era mostrada na grande mídia.

    <cite>Rebelião de Stonewall 28 de junho de 1969</cite>

    O primeiro ato público em relação aos direitos dos homossexuais no Brasil foi no ano de 1977, quando o advogado João Antônio Mascarenhas, que naquela época morava no Rio de Janeiro, convidou o editor da revista americana Gay Sunshine, para realizar palestras no país.
    <figure class=”wp-block-image”>História LGBT de SP nos últimos 100 anos<figcaption>História LGBT de SP nos últimos 100 anos</figcaption></figure>
    Boate Gay mais antiga de São Paulo
    Segundo Lufe Steffeen publicou no portal UOL de notícias, na década de 50, começaram a surgir os primeiros points gays na cidade de São Paulo. Não eram boates, e sim bares que não se identificavam como LGBT, mas que o público gay passava a frequentar. Assim, bares como o Anjo Azul ficaram como referência dos primeiros points Gays da night Paulista.

    O primeiro grande centro gay em São Paulo viria no 1964. A Galeria Metrópole na Avenida São Luís, e que está de pé até hoje. 
    A galera LGBT da época diz que, desde que começaram a construção do prédio, o pessoal Gay já planejava: “Quando esse lugar abrir, vai ser nosso!”

    Mesmo assim, nada de boate gay ainda. Somente no final dos anos 60 a pitoresca Hi-Fi, instalada no andar de cima da lendária loja de discos com o mesmo nome na Augusta, começaria a ser reconhecida como o mais parecido a uma boate Gay. O local era pequeno, muito apertado e sempre cheio de fumaça, com uma pista de baile minúscula onde os homens podiam dançar.
    <figure class=”wp-block-image”>São Paulo em Hi-Fi é um documentário sobre os áureos tempos da noite gay paulistana<figcaption>São Paulo em Hi-Fi é um documentário sobre os áureos tempos da noite gay paulistana</figcaption></figure>
    Hoje locais como Tunnel tem festas com o nome: “Balada gay mais antiga de SP, Tunnel completa 27 anos”, em quanto o Nostromondo, também reconhecida como a primeira boate gay da cidade, fechou as portas no 2014 após 43 anos da sua apertura no 1971.

    Foi no Nostromodo onde Silvio Santos mandava buscar acompanhantes transexuais para participar do show de calouros e onde Alexandre Herchcovitch conheceu Márcia Pantera, uma drag queen que descia a rua Augusta de skate, e que passou a ser uma das suas modelos.
    Boate Gay mais antiga no Rio de Janeiro
    No Rio de Janeiro O La Cueva, na praia de Copacabana, é tambem conhecida como a boate gay mais antiga em funcionamento no Brasil.

    O local completou 55 anos em 2019! O dono do local, Eduardo Gonzales, fala da abertura da boate no 1964

    Antigamente era difícil, quando batia a fiscalização, se tivesse só homens na boate, eles mandavam fechar. Ai tínhamos que lutar para reabrir.

    <cite>Eduardo Gonzales dono do La Cueva</cite>

    <figure class=”wp-block-image”>Se você procura por boa música em um ambiente exclusivo e boa companhia este é o seu lugar.<figcaption>Se você procura por boa música em um ambiente exclusivo e boa companhia este é o seu lugar.</figcaption></figure>
    Considerada uma casa focada na diversidade, o La Cueva é cultuado como uma boate onde o público maduro e seus admiradores se encontram na noite do Rio de Janeiro e seus acompanhantes. O ambiente em estilo caverna é um dos pontos fortes da boate.
    <figure class=”wp-block-image”>Mais famosa boate gay do Rio, Le Boy fechou as portas<figcaption>Mais famosa boate gay do Rio, Le Boy fechou as portas</figcaption></figure>
    Le Boy, em Copacabana, também e aclamado como o mais antigo templo da night carioca e assim como o Nostromondofechou suas portas a poucos anos. Uma festa celebrada no 4 de Abril de 2016 anunciava o fechamento do local apos 25 anos com um show que durou até o amanhecer. Drag queens e gogoboys se abraçaram ao fim da festa, tiraram selfies no camarim e postaram nas redes sociais.

     
  • Load More

Logar utilizando uma rede social
         
×
×
Termos de Uso - Política de privacidade - Suporte