[Tira e Bota] Lana Del Rey – Born To Die (2012)

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 36 do total)
  • Autor
    Laura Fernandes

Hoje é dia de querer estar morta, bebê

Vamos mergulhar no mais icônico álbum da deusa depressiva e curtir sua fase adolescente riquinha e porra louca na decadente Hollywood anos 60, entre diamantes e bebidas, botox, lolitas e daddys charmosos

O mundo agradece pelos violinos e toques de guitarra memoráveis, Lana

Lembrando: 

Escolha UMA música que você bota como sua preferida

Escolha UMA música que você tira

Foto de perfil de Laura Fernandes
    Laura Fernandes

Tá feliz, Nabokov?

Laura Fernandes

Só uma palavra a dizer: ÚNICO

Sua fave nunca terá um debut assim

BOTO: Born To Die, a música que me conquistou quando eu odiava a Lana e achava que era uma farsa… uma das músicas da minha vida, que me lembra de períodos dolorosos e sombrios por mim e por quem amava, com seus icônicos why? e who, me? e sua letra pesarosa e realista sobre o amor às vezes não ser o suficiente pra salvar quem você ama - e me esfaqueia sempre que ouço

TIRO: Lucky Ones, apesar da melodia linda, pela voz horrível de criança que ela ainda fazia nesse disco (especialmente no refrão dessa música)

Foto de perfil de Edoo Spellman
    Edoo Spellman

Album memoravel que influenciou a geraçao

Laura Fernandes

Album memoravel que influenciou a geraçao

Foto de perfil de FA Wolf
    FA Wolf

DEUSES

Boto: Satanás Sadness, por motivos de ser boa, assim como BTD

Tiro: Todo o resto, mas se é pra escolher, escolho a pior de todas Video Game Imagem relacionada

Laura Fernandes

DEUSES

Boto: Satanás Sadness, por motivos de ser boa, assim como BTD

Tiro: Todo o resto, mas se é pra escolher, escolho a pior de todas Video Game Imagem relacionada

JUSTIFIQUE

VOCÊ DISSE QUE IA OUVIR COM CARINHO

Laura Fernandes

O que salvou Video Games de ser tirada foi a Lana cantar com a voz decente, mas nem ouço… não consigo gostar até hoje

Foto de perfil de Edoo Spellman
    Edoo Spellman

ALBUM ATEMPORAL 

Boto: Carmen, hino sem defeitos, mas poderia ser lolita, video games, blue jeans, dark paradise, born to die, sao muitos hinos juntos 

Tiro: without you 

Unica que eu n gosto tanto entao é essa

Laura Fernandes

ALBUM ATEMPORAL

Boto: Carmen, hino sem defeitos, mas poderia ser lolita, video games, blue jeans, dark paradise, born to die, sao muitos hinos juntos

Tiro: without you

Unica que eu n gosto tanto entao é essa

Foto de perfil de Barranquillero
    Barranquillero

Não sei por onde começar. Esse álbum é uma verdadeira obra-prima. Nem vou me deter e arriscar em ficar fazendo comparação com artista x ou y, pois este disco é único. A vibe e o conceito dele são diferentes e cada música está conectada de forma coesa nos fazendo viajar e transcender para uma época e situações que eu nunca vivi (quem sabe em uma vida passada?). Fico pensando nas mulheres e homens americanos, em especial os californianos das décadas de 50 e 60, escutando este álbum e relembrando as diversas situações e peripécias por qual passaram, fico imaginando o quanto deve ser incrível eles poderem apreciar isso nos dias de hoje. Antes que me critiquem por idealizar o American Way of Life, sei que o mundo não é um conto de fadas da Disney e apesar de tanta safadeza  do capitalismo Tio Sam, que atire a primeira pedra quem nunca quis ser um riquinho americano caminhando glamouroso em Hollywood, acordando bêbado na porta de cassinos em Las Vegas ou até mesmo dirigindo um daqueles carrões estilosos da época com o amor da sua vida para viver uma tristeza de verão na costa californiana.

Born to Die é tão bom porque ele cria uma fantasia e me transporta para esses lugares e situações. Sinto-me tão conectado que sou capaz de me apegar a esses sentimentos que as canções passam numa espécie de nostalgia de coisas que nunca vivi. Isso é um pouco assustador, pois músicas como Born to Die e Summertime Sadness realmente me mergulham nesse desejo obscuro de querer vivenciar aquilo, eu consigo sentir o drama, a paixão, tristeza, o vazio e a dor transbordar e isso é muito louco. Minha única crítica a esse álbum é a romantização do suicídio. Nunca quis tirar minha vida e tenho que concordar que o suicídio é algo que deve se ter cuidado em abordar, principalmente com jovens confusos, solitários ou que sofrem de problemas amorosos. Nesse álbum tudo é muito mágico, bem construído e muito forte. A conclusão que eu chego é que Born to Die é uma obra de arte que deve ser apreciada com cuidado, pois ao mesmo tempo que ele pode te transcender a boas sensações, ele pode despertar sentimentos intensos demais dos quais podemos não ter o controle.  

Os instrumentais e letras são todos bem trabalhados e encaixados. Tudo funciona muito bem e é incrível. Conheço pouco da Lana, não sou fã e não acompanhei a carreira dela, mas me apaixonei à primeira vista e continuo me apaixonando toda vez que voltou a escutar o trabalho dela.

Vamos lá: Off  The Races é gostosinha e tem um pulsar jovial de menininha. Blue Jeans é uma das clássicas declarações de amor, impossível não se pegar cantando "I will love you 'til the end of time". Video Games tem aquela coisa antiquada e nostálgica, gosto muito, mas acho meio paradinha, o que não tira o mérito de ser muito bonita. Diet Mountain View tem um certo agito de festa de verão, entretanto acho um pouco bobinha. O refrão de Radio tem aquela vibe maravilhosa, leve e o mesmo tempo intensa. Carmem tem toda uma história por trás, sendo mais uma experiência única. This Is What Makes Us Girls é outro hino de anos dourados, de revisitar a juventude. A voz da Lana em Million Dollar Man está potente e penetrante.  National Anthem é linda, principalmente a letra, porém pouco me cativa. Without You gostei também que apesar de ter tem aquela história de mulheres brancas americanas ricas, a batida é mais moderna, diferente das outras faixas, mas casou bem e não ficou deslocada no álbum. A voz dela me incomodou um pouco em alguns momentos de Lucky Ones, mas a letra salva.

BOTO: Entre as minhas prediletas estão Born To Die e Dark Paradise. A primeira tem aquela magia do amor insensato e da primeira paixão ardente, de que única coisa que importa é o amado e que todos fomos feitos para morrer, que é preciso viver e amar ao máximo antes que tudo se acabe. Quando a ouvi pela primeira vez juntamente com o clipe eu estava em um momento bem difícil e me desvai em lágrimas pois pude sentir tudo aquilo que a música queria transmitir. A segunda é outro hino depressivo acompanhada de um instrumental lindíssimo e o refrão único "Every time I close my eyes it's like a dark paradise. No one compares to you, I'm scared that you won't be waiting on the other side" denota a incerteza e do medo da vida após a morte, será que encontrei o grande amor me esperando lá?.  No entanto, finalmente, a música que escolho com grande honra para botar é Summertime Sadness. Não sei ao certo quantas vezes escutei essa música, e sempre é a mesma sensação: um vazio que vai se abrindo como uma ferida que sempre esteve ali. Realmente transcendo com ela. O instrumental, a letra e o clipe me levam a visitar uma realidade que nunca vivi, mas sou capaz de sentir. Consigo sentir a pureza daquele amor proibido e poderoso. Sinto também a tristeza e o desespero de perder o verdadeiro amor e de não suportar a solidão pois "I think I'll miss you forever like the stars miss the sun in the morning skies". Além disso, tem toda uma vibe bucólica e praiana o que deixa tudo mais lindo e emocionante. Enfim, amo demais essa música e eu não poderia deixar de colocá-la. Não acredito que posso haver uma paixão recíproca tal qual essa música demonstra, mas se existir eu apenas pediria aos céus para viver nem que seja somente um dia da minha vida dessa forma, correndo num campo florido primaveril entre rios e cachoeiras com o grande amor.

TIRO: Lolita, por questões de afinidade mesmo. Não gostei tanto quanto as outras, me pareceu bobinha, chatinha e é bem música de garota branca americana riquinha querendo perder o BV com o príncipe encantado. É mais porque o refrão me enjoa. Mesmo assim, é bonita e bem trabalhada.

Laura Fernandes

MEU DEUS

Laura Fernandes

Passou muito do que eu sinto ouvindo o BTD e o que me fez gostar dele, mesmo sendo uma obra tão improvável de eu gostar comparada aos meus gostos usuais, e até eu me surpreendi de, repentinamente, estar ouvindo músicas sobre diamantes e a rainha do baile de formatura (só penso na Carrie)… a música dela não é só para fazer pensar e sentir, é também visual, é ambientação, é sobre trazer elementos que te engulam suave e constantemente e te coloquem num certo estado de espírito e lugar, como um filme faz

Podia ter parado no primeiro disco e já seria lendária

Laura Fernandes

Born To Die, Dark Paradise e Summertime Sadness: trindade sagrada 

Foto de perfil de Barranquillero
    Barranquillero

Born To Die, Dark Paradise e Summertime Sadness: trindade sagrada

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 36 do total)

Este tópico foi fechado pela moderação

Logar utilizando uma rede social