[Tira e Bota Especial] MADONNA – Like a Prayer [1989]

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
Clique aqui para baixar o navegador Brave e remover os anuncios!
  • Autor
    FA Wolf

01. Like a Prayer
    02. Express Yourself
    03. Love Song 
    04. Till Death Do Us Part
    05. Promise To Try
    06. Cherish
    07. Dear Jessie
    08. Oh Father 
    09. Keep It Togheter
    10. Spanish Eyes
    11. Act Of Contriction 

“Oh Meu Deus, eu sinceramente me arrependo 
    Por ter te ofendido 
    E eu detesto todos os meus pecados
    Por causa das tuas punições 
    Mas principalmente, porque, meu Deus
    Eu te ofendi, que é só bondade
    E merecedor de todo meu amor 
    Eu firmemente decidi 
    com a ajuda da tua graça 
    Confessar meus pecados, fazer penitência
    Concertar minha vida e evitar
    As tentações do mal”.

Resultado de imagem para madonna like a prayer gif

Foto de perfil de FA Wolf
    FA Wolf

Uma Madonna arrependida? Educada? Mais amena?

Muito longe disso, Like a Prayer se mostra o grande álbum de Madonna na década de 80. Após o sucesso estrondoso de seus discos anteriores, polêmicas acertadas e uma fórmula de sucesso que perdurava por anos, Madonna resolve mudar não somente o "look" mas também a música.

Com canções mais maduras, letras mais trabalhadas, um visual natural e uma polêmica inteligente, Madonna reúne os ingredientes necessários para um de seus grandes sucessos, tanto de público como de crítica.

Trabalhando com Patrick Leonard, Stephen Bray e colaborando com Prince na música "Love Song", Madonna começa a levar mensagens com suas canções que, mais do que nunca, refletem sua vida pessoal, perdas e desejos.

A faixa de abertura "Like a Prayer" deixa em aberto se Madonna fala sobre sua relação com Deus ou sobre um amor. Começando com um instrumental sinistro que subitamente se transforma em um som de coral de igreja, a canção se transformou em sucesso imediato. Aliada ao famoso clipe onde Madonna sonha com um santo negro que se transforma em humano e com quem ela se beija, a música chocou a Igreja Católica e rendeu à Madonna o famoso comercial com a Pepsi, que foi proibido após a Igreja ameaçar boicotar o refrigerante.

"Express Yourself" se transformou em outro clássico da carreira de Madonna, uma música que questiona o significado de amor verdadeiro e um clipe de produção milionária onde ela aparece como uma esposa sem atenção do marido que busca a felicidade nos braços de outra pessoa.

Em "Till Death Do Us Part" é possível perceber claramente como era a relação de Madonna com seu ex marido Sean Penn . Entre vasos atirados, bebidas e mentiras ela chora a perda de seu grande amor até então.

Outro grande momento do álbum, "Cherish" é o melhor exemplo de canção de amor, simples porém profunda e com um som gostoso de se ouvir, fala sobre o desejo de se encontrar e estar com o seu amor e cuidar para que nunca acabe, outra vontade pessoal de Madonna.

"Oh Father", uma das melhores do cd, relata a turbulenta relação pai-filha e suas conseqüências na vida dos envolvidos. O clipe, que chegou a ser censurado pela MTV, mostra a menina Madonna chorando a perda da mãe e sonhando com uma vida melhor enquanto se relaciona com um pai, e posteriormente um marido, violentos.

"Keep it Together" e "Pray for Spanish Eyes" preparam o fechamento do álbum com maestria. A primeira é uma música animada com uma pitada de hip hop que, além de não te deixar parado, fala sobre vida, família e amizade. A segunda, que chegou a ser lançada nas rádios da América do Sul e Espanha, é uma das melhores baladas da Madonna e fala sobre a tristeza da perda.

O som de "Like a Prayer" ao contrário misturado com guitarras, vozes sussurrando e gritando e orações sendo ditas pode soar estranho, mas é assim que Madonna encerra o disco com chave de ouro. "Act of Contrition", cujos versos começam esse texto, poderia ser vista como um arrependimento e uma punição sobre coisas feitas no passado ou um questionamento sobre o que é certo e errado no contexto da individualidade de cada um. Talvez, seja uma atitude de expulsar a culpa por algo considerado errado.

As hipóteses são inúmeras, cada um pode inventar uma, dê uma ouvida na faixa, porém, com esse enigma que somente Madonna poderia decifrar, "Like a Prayer" definitivamente se tornou um marco na carreira e vida de Madonna, a mostrou como uma pessoa mais adulta e foi um ponto de virada para ela. 

Por Mário La Torre Filho [madonnaonline]

FA Wolf

CURIOSIDADES:

» Madonna resolveu abrir mão de um espaço no encarte do LP para informar sobre a AIDS - que estava muito em alta naquela época e a informação eram poucas. Ela falava sobre fatores de risco, prevenção e também cedia o telefone para maiores esclarecimentos - e em cada país o número era de acordo.

» A canção “Spanish Eyes” foi lançada na América Latina e Espanha, fazendo um grande sucesso, mas não teve lançado nenhum single ou clipe. Tocou bastante no Brasil.

» Em “Love Song”, o cantor Prince faz um dueto com Madonna e ajuda na produção da mesma. Reza a lenda que os dois tiveram um caso durante a produção da faixa.

» Na época do lançamento, a capa do LP (Vinyl) de “Like a Prayer” tinha aroma de Patchoulli.

» 'Like A Prayer' foi um dos singles mais polêmicos da Madonna. A Pepsi tinha anunciado um dos maiores patrocínios para a época, Madonna seria a estrela da nova campanha de comerciais da empresa e receberia em troca patrocinio para a sua nova turnê. Isso tudo envolvia a quantia de US$ 5 milhões de dólares. O comercial foi lançado e mais de 250 milhões de pessoas em 40 países viram pela TV o anúncio. Logo depois, quando o clipe foi transmitido pela MTV, o mundo veio ao chão. Madonna aparecia beijando um santo negro, e dançando na frente de crucifixos pegando fogo. Os bispos da igreja católica se sentiram ofendidos e resolveram protestar, pediram para que ninguém mais comprasse produtos Pepsi. Sendo assim, depois de dois dias, o comercial foi retirado do ar e a Pepsi cancelaria o contrato firmado. Mesmo com toda a polêmica, o single foi muito bem, ficando em 1º lugar durante 3 semanas na Billboard!

» As feministas não gostaram da cena em que Madonna aparece com uma corrente no pescoço e se rastejapelo chão no clipe de 'Express Yourself'.

Foto de perfil de Laura Fernandes
    Laura Fernandes

Finalmente os refrescos

É um disco até bem gostoso e interessante (e felizmente longe daquelas músicas entediantes que pareciam todas iguais) mesmo eu não tendo curtido tudo, com letras e instrumentais mais variados e bem melhores, músicas que não soam só pop bobinho anos 80, e ainda tem aquele fim estranho e criativo

Hinos: Like a Prayer, Till Death Do Us Part (gracinha) e Spanish Eyes (baladão lindo)

BOTO: Like a Prayer, pois é o hino supremo da carreira e tem coro, religião, heresia, guitarra e, de bônus, clipe dextruidor

TIRO: Love Song, a única que me irritou, um gore imenso piorado pela voz do Prince 

FA Wolf

Um hinário, né, mores?

Nem julgo a Gaga pq Express Yourself é do caralho mesmo e todas querem copiar. Além disso tem outros hinos como Spanish Eye, Cherish, Till Death Do Us Part e Love song.

BOTO: Like a Prayer, não tem como ser diferente. Talvez a melhor música da Madonna e da história da música. Chega dá uma vontade de queimar cruzes e beijar santos negros.

TIRO: Keep it Togheter or motivos de ser a mais fraca do álbum

Imagem relacionada

Foto de perfil de KretePool
    KretePool

Polêmica por beijar um santo negro 

KretePool

Esse album foi o que mais gostei até agora

e choca 

KretePool

BOTO: LIKE A PRAYER. MAIOR HINO DO ÁLBUM. 

TIRO: KEEP IT TOGETHER. CHATA PRA CARALHO. 

Foto de perfil de Edoo Spellman
    Edoo Spellman

BOTO: LIKE A PRAYER MAIOR HINO DESSE ALBUM, CONTE COMIGO PRA TUDO 

TIRO: DEAR JESSIE

MAS QUERIA FRISAR QUE ESSA BOSTA É SUPERESTIMADA, EROTICA, BEDTIME E CONFESSIONS MAIORES E MELHORES 

Foto de perfil de Naza Del Rey
    Naza Del Rey

Hinos: Like a Prayer tem um refrão bacana e memorável, porém não achei tudo isso que falam. Express Yourself o ritmo é gostosinho contagiante. O piano bem arranjado com a voz e o violino deixou Promise To Try lindíssima.

BOTO: Till Death Do Us Part, que apesar de ter mais de 5 minutos, me cativou bastante e achei a voz dela bem bonita, suave e envolvente nessa faixa. Nem vi o tempo passar.

TIRO: Keep Together achei enjoativo o instrumental, mas escolho Love Song por ter um background esquizo.

Foto de perfil de Naza Del Rey
    Naza Del Rey
    Faça login ou cadastre-se para visualizar este conteúdo.

Faça login ou cadastre-se para visualizar este conteúdo.

BOTO: Like a Prayer, não tem como ser diferente. Talvez a melhor música da Madonna e da história da música. Chega dá uma

quanta mijação e forçação

falsa, depois diz que a melhor música da história é She Wolf

nem se envergonha disso

kas kas 

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)

Cadastre-se no pandlr.com para participar deste tópico.
Clique aqui para se cadastrar ou faça login abaixo via rede social:

Logar utilizando uma rede social

Termos de Uso - Política de privacidade - Suporte