Fijación Oral, vol.1 – Tira e Bota Bem Gostosinho

Visualizando 13 posts - 16 até 28 (de 28 do total)
Clique aqui para baixar o navegador Brave e remover os anuncios!
  • Autor
    Naza Del Rey

Os tira e bota meus e do Tostig tão out

Foto de perfil de usuário desativado
    usuário desativado

Boto: Dia Especial, a música e em si e a letra são emocionantes e muito bem feitas, e sem falar que conheci algumas músicas do Gustavo Cerati graças á ela.

Tiro: Escondite Ingles, muito cansativa de ouvir.

Foto de perfil de Laura Fernandes
    Laura Fernandes
    Faça login ou cadastre-se para visualizar este conteúdo.

Boto: Dia Especial, a música e em si e a letra são emocionantes e muito bem feitas, e sem falar que conheci algumas músicas do Gustavo Cerati graças á ela.

Foto de perfil de FA Wolf
    FA Wolf

mijal fixation

Laura Fernandes

mijal fixation

O pisão no SW nunca acaba

Foto de perfil de Alf Noturno
    Alf Noturno

Boto: Obtener Un Si, porque é fofa, minimalista, linda, cura do câncer, sensual.

Tiro: Lo Imprescindible, porque é a que menos me toca.

Esse CD é um dos meus preferidos.

Foto de perfil de Tostig
    Tostig

Esse é o tira-bota mais difícil, de longe. Amo esse álbum de um jeito que, enquanto eu vou escutando eu penso “essa é a melhor” em TODAS as músicas, chega no final e estou desconcertado e sem condições. Fijación Oral é o auge artístico da Shakira, o amadurecimento, a experimentação, a ousadia. E quando falo em ousadia e experimentação eu não tô falando em pegar uma música pop e colocar um som dos andes ou um refrão africano, em pegar as batidinhas do Pharrell e jogar uma escola de samba ou um disco em cima, nem em requentar merengues pra inovar no mercado, isso são diferenciais sim, mas no Fijación Oral ela se jogou e fez simplesmente o melhor álbum da história. E afirmo isso pois nunca ouvi outro álbum que fosse tão eclético, com reggaeton, rock, dance, bossa nova, industrial, e falando de várias coisas diferentes e de várias formas diferentes, sem perder o conceito e a unidade. Shakira (e Cerati, vamos dar os crédios ao rei, in memorian) colocou uma “marca” nesse álbum (que está mais ou menos presente no vol 2, mas é outro tira-bota), tudo é rendondinho e se encaixa perfeitamente. Ela tá chorando em No, daqui a pouco roqueira em Escondíte e do nada na balada em LDLI e isso não soa estranho ou deslocado, na verdade isso soa maravilhosamente bem, pois quando escutamos a gente vai sendo levado, vai viajando, vai experimentando coisas diferentes, várias vibes, mas com o mesmo sentimento. Acho que nunca ninguém, nem mesmo (talvez muito menos) a própria Shakira vai conseguir fazer alguma coisa melhor que o Fijación Oral na música. Todo esse textão é pra explicar que, até mesmo a que selecionei para o tiro, foi escolhida por momento e minha vibe atual, mas não deixa de ser tão brilhante quanto as outras. Fijación Oral, eu te amo. E mesmo que Shakira tenha virado uma criatura ridícula, eu vou te amar pra sempre, você viverá com o Cerati pra sempre em meu coração, obrigado por ser o melhor álbum da história.

BOTO: Já falei acima sobre como amo todas as músicas e quanto foi difícil escolher uma, então não vou me repetir nem começar a falar sobre cada música e porque eu amo porque não é análise das faixas do álbum, então vamos direto ao ponto: Lo Imprescindible. Acho que consegue ser o clímax do Fijación Oral. Tipo, a gente tá vindo naquela vibe do album, que é totalmente conectado a letra, o vocal e o arranjo, tipo em No (que considerei muito colocar aqui), a gente sente o sofrimento e sofre junto pela letra, pelo arranjo e até pelo jeito que ela canta, isso é muito conectado no FO1. Só que em Lo Imprescindible isso é mais forte, e menos linear. Ela tá desesperada aqui e ela transmite isso de todas as formas, LI é uma música desesperada, bagunçada e sem racionalidade. E esse sofrimento, a súplica e o desespero ela consegue passar no arranjo, na letra e na voz. A intro chorada em alemão e as “explosões” já anunciam que Shakira (ou a personagem da música, enfim) está bagunçada, com explosão de sentimentos, e essa conexão se mantem até o final. A gente pode perceber por exemplo, que nas partes mais melancôlicas (Dices que no tiene caso reacionar asííí) a voz dela e até o instrumental acompanham o sentimento, já nas partes mais explosivas, desesperadas e suplicantes (El dolor es sofocanteeeeee y ahora todo lo importanteeeeeeeeeee) também, meio que explode tudo junto. Eu acho isso muito intenso e genial. Se vocês pegarem um fone bom e escutarem essa música num volume bom, sentindo ela e prestando atenção nisso, com certeza vai ficar claro o quanto essa música pode ser a maior jóia da carreira da Shakira, o quanto é subestimada e instensa. Eu não consigo pensar em outra música que tenha carga, por isso eu coloco ela. Mesmo com o soco no estômago que No dá, mesmo com Día Especial, Obtener un Sí, La Tortura… Mas enfim, álbum perfeito, vale repetir mais uma vez: PER-FEI-TO.

TIRO: Escondite Inglés é um rockzinho delicioso e enérgico, com um teclado descontrolado super b52's, meio a-Ha e afins, e uma letra super divertida. Parece ser uma evolução da versão Freelance Hellraiser's de Objection. Eu amo essa música, eu acho que funcionaria muito bem ao vivo, tipo em uma abertura de tour, a intro com o tecladinho e tal daí Shakira aparecendo e “Bienvenido, has llegado en el momento justo y en el lugar indicado”. Enfim, Escondite é um hino, é única dentro do álbum e na carreira da Shakira e não é dispensável. Só tiro ela - com dor no coração - porque alguma música tem que sair e como já disse antes, toda música do FO é perfeita e merece todo o amor e proteção do mundo.

Laura Fernandes

MORTA NA BÍBLIA

LOKI VIVE

Laura Fernandes

com certeza vai ficar claro o quanto essa música pode ser a maior jóia da carreira da Shakira, o quanto é subestimada e intensa.

Concordo que é subestimada (e foi por mim, por muitos anos) e muito intensa

É uma daquelas cuja letra não importa tanto, as sensações que ela passa são mais importantes

Foto de perfil de Tostig
    Tostig

MORTA NA BÍBLIA

LOKI VIVE

netflix pode fazer 3 temporadas 

Laura Fernandes

MORTA NA BÍBLIA

LOKI VIVE

netflix pode fazer 3 temporadas

Não acredito que vamos ver o Lula analisando os Orais em O Mecanismo

Foto de perfil de Naza Del Rey
    Naza Del Rey

Segundo álbum que mais tenho apreço. Confesso que achava chato e tive que amadurecer pra poder entender que se trata de uma obra-prima com instrumentais leves e letras poéticas com sentimentos puros.

BOTO: Tem três músicas que sem dúvidas são as melhores: En Tus Pupilas, Dia Especial e La Tortura. A primeira tem uma letra tão bonita, de tão puro sentimento, que eu diria que é a melhor romântica dela, lirismo puro (mas gosto mais das românticas do DELL). A segunda é um hino motivador que nos passa uma energia inspiradora e jovem com um toque de rock que faz a música ser um vício depois que você escuta pela primeira vez. Mas eu boto La Tortura por ser vibrante e com um instrumental diversificado perfeito para dançar, além de ter uma letra sensual que está longe de vulgarizações, também é impossível escutar e não querer sair por aí se remexendo imaginando-se coberto de óleo negro com o crush correndo atrás de você.

TIRO: Escondite Inglés por ser chatinha mesmo e não acrescentar nada.

Foto de perfil de KretePool
    KretePool

Cara, estranhei muito esse álbum, tipo muito mesmo, é muito diferente do LS. Mas aprendi a gostar dele com o tempo e hoje é um dos meus preferidos. Por muito tempo tbm não curti Obtener Un Sí e Lo Imprescindible, demorei muito pra reconhecer o valor dessas músicas.

BOTO: LA TORTURA. Caranão tem o que explicar… 

TIRO: ESCONDITE INGLÉS. Adoro, já morou no repeat por muito tempo, mas não é minha preferida e hoje conseguiria viver sem tranquilo…

Visualizando 13 posts - 16 até 28 (de 28 do total)

Cadastre-se no pandlr.com para participar deste tópico.
Clique aqui para se cadastrar ou faça login abaixo via rede social:

Logar utilizando uma rede social

Termos de Uso - Política de privacidade - Suporte