ENEM: minha redação (980)

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 56 do total)
  • Autor
    marquinhx

Na era da informação, a qual dota as pessoas de múltiplos recursos do meio digital, facilitando suas vidas, ocorre uma intensa massificação do acesso a notícias, artigos e principalmente à cultura. Algo observável nos principais “websites” e redes sociais é a capacidade dos mesmos de reconhecer os interesses pessoais do usuário e lhe oferecer uma variedade de sugestões com base no conteúdo mais consumido. Sabe-se que muitas vezes isso é motivado por interesses econômicos de empresas e interfere na liberdade de escolha do indivíduo em questão.

Hodiernamente, a população se encontra profundamente conectada através dos meios de comunicação, representando bem o conceito de aldeia global do geógrafo Milton Santos, o qual determina que esse modelo de sociedade caminha para uma homogeneização cultural. Consoante ao pensamento de Milton, sabe-se que a tentativa de certos provedores “on-line” de impor seus serviços sobre as pessoas é inerente a esse processo, e faz parte da estratégia dessas empresas de conquistar novos públicos, ou simplesmente de manter aqueles que já estão engajados com elas. Um exemplo disso são as recomendações de vídeos do famoso portal “Youtube”, feitos a fim de manter a pessoa conectada nele.

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, a sociedade dita regras de comportamento para o homem, as quais ele denominou fatos sociais. Sob essa ótica, infere-se que essa teoria se aplica à imposição de escolhas aos usuários de internet com base em seus dados, uma vez que ela influencia diretamente os seus comportamentos no meio digital, sem mesmo que eles percebam. Ademais, essa problemática induz o indivíduo a consumir sempre o mesmo tipo de conteúdo, limitando-o.

Nisso, pensa-se que é inegável a existência de um controle sobre as decisões das pessoas no meio virtual, algo resultante de motivações econômicas por parte de redes sociais e serviços afins. Portanto, urge que o Ministério da Educação, por meio de recursos públicos, inclua disciplinas de alfabetização digital no currículo escolar, ministradas por profissionais que expliquem aos alunos sobre esse assunto, dentre outros que serão abordados, a fim de que na internet eles sejam motivados por suas reais vontades. Em adição, cabe às redes sociais e navegadores que ofereçam a seus usuários a opção de não terem seus acessos monitorados dessa forma, garantindo sua privacidade.

Foto de perfil de marquinhx
    marquinhx

o que acharam, madrinhas?

Foto de perfil de Suns
    Suns

marquinhx
    Faça login ou cadastre-se para visualizar este conteúdo.

Foto de perfil de Sallss
    Sallss

Preguiça de ler amore, mas parabens

marquinhx
    @@sallss666

@@sallss666

Preguiça de ler amore, mas parabens

brigada anjo

Foto de perfil de usuário desativado
    usuário desativado

Foto de perfil de linda e absoluta
    linda e absoluta

usuário desativado

cade a idealizacao amore?

usuário desativado

tirei 880

minha conclusao foi meia boca e cometi uns errinhos por puro nervosismo

marquinhx

foi a disciplina que eu mais estudei em 2018, fiz umas 30 redações e aprendi uma "receita" de redacao modelo ENEM que sempre tirava essas notas no cursinho e eu tava com muito medo de não dar certo no enem de vdd 

fiquei muito feliz 

marquinhx

cade a idealizacao amore?

como assim amiga

Foto de perfil de christopher
    christopher

lendo

marquinhx

tirei 880

minha conclusao foi meia boca e cometi uns errinhos por puro nervosismo

eu tirei isso ano passado 

qual curso vc quer? e uma nota boa também 

Foto de perfil de fada hitmaker
    fada hitmaker

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 56 do total)

Cadastre-se no pandlr.com para participar deste tópico.
Clique aqui para se cadastrar ou faça login abaixo via rede social:

Logar utilizando uma rede social

Termos de Uso - Política de privacidade - Suporte